InovaçãoMercado

IA é combustível da SAP Brasil para 2025

Adriana Aroulho, CEO da SAP Basil, projeta 2025 como promissor e bastante competitivo.

Por Solange Calvo*

É tempo de rever estratégias, contabilizar conquistas e aprendizados, que certamente irão pavimentar a estrada inusitada de um novo ano. Na esteira da inteligência artificial, 2025 promete ser desafiador, mas inteiramente promissor na avaliação de Adriana Aroulho, CEO da SAP Brasil, apoiada no bom posicionamento da empresa na acirrada arena do mercado de tecnologia.

Em encontro com jornalistas, Adriana fez um overview de 2024, em um bate-papo intimista e humanizado, olhando para este último ano, identificando vitórias muito além dos números. “No mercado de tecnologia, cada solução desenvolvida, cada meta alcançada e cada obstáculo superado são marcos de uma trajetória que não para de evoluir”, disse.

Como foi prometido em eventos anteriores neste ano, prosseguiu Adriana, o Joule já está em português no SAP Business Technology Platform (BTP), onde os clientes podem customizar suas soluções. “Até março de 2025, estará disponível em todo o portfólio SAP, principalmente no SAP SuccessFactors, módulo RH e no SAP Cloud”, afirmou a CEO.

Vale destacar que o Joule é a assistente virtual da SAP, apoiada em IA generativa, capaz de ajudar as empresas em inúmeras atividades como automatizar tarefas e processos, interagir com os sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) e agilizar tomadas de decisão. Uma espécie de copiloto de IA para os usuários.


Casa de ferreiro, espeto de ferro

Empresas que implementaram com sucesso soluções baseadas em inteligência artificial, aprimoraram suas estratégias de cibersegurança ou integraram tecnologias emergentes, construindo base sólida para o futuro.

 E a preparação para os desafios de 2025 começaram com a adoção de uma abordagem visionária e proativa e é nesse ponto que mora o diferencial da SAP. A empresa usou sua casa como laboratório para testar experiências com IA. “Para ser um bom habilitador de soluções, é preciso ser exemplo”, acredita Adriana.

Com essa bandeira, a executiva deixa claro o compromisso da SAP em ir além do discurso e se pautar em ações efetivas de compromissos socioambientais, educação, e diversidade, com inclusão de mulheres em cargos de gestão, pessoas com variados tipos de deficiência, que hoje fazem parte do time da SAP em todo o mundo.

“No índice Dow Jones, somos líderes em diversidade. Abraçamos as diferenças. Hoje, contabilizamos 30% de mulheres em cargos de gestão. Empregamos quatro gerações em nosso quadro de colaboradores”, acena.

Matheus Souza, líder de Inovação para América Latina da SAP, ressaltou que a estratégia da empresa para a evolução da IA é comprometida primeiramente e especialmente com a cultura corporativa em relação à tecnologia.

“Orientamos sobre uso, ética, privacidade no uso da IA em todos os setores da empresa. É SAP no uso da SAP. Disseminamos a importância de um trabalhar em um ambiente seguro, com regras e linguagem de fácil entendimento para todos os nossos colaboradores. Permeando toda a cadeia de gestão e liderança, de maneira humanizada, sem perder a nossa essência”, disse.

Complementando as expectativas para o novo ano, Adriana reiterou o compromisso de fortalecer três importantes pilares da empresa, que seguirão sustentando as estratégias da empresa em 2025, que já bate à porta do presente:

  • IA responsável – compromisso com a preservação dos princípios éticos no seu uso
  • Relevância – a importância da SAP como empresa de aplicação da inovação em processos de negócios, apoiada em dados altamente estratégicos
  • Confiança – alinhada a toda regulamentação do mercado, ou seja, compliance com as regras e evoluções com LGPD, ESG, e dona de excelência em governança

Para a SAP, ao que tudo indica, em 2025, a competição no mercado de tecnologia será ainda mais acirrada, mas as oportunidades também serão maiores para quem souber aproveitá-las. Um ano que promete novos desafios, mas um período de crescimento, transformação e novas possibilidades. Afinal, estar preparado para o futuro é mais do que uma estratégia — é a chave para continuar relevante em um mercado onde a única constante é a mudança.

Botão Voltar ao topo