
A Nokia anunciou nesta terça, 28/10, que a Nvidia fará um investimento de capital de US$ 1 bilhão (aproximadamente 860 milhões de euros) para se tornar uma acionista significativa da empresa finlandesa. O Conselho de Administração da Nokia aprovou a emissão direta de 166,4 milhões de novas ações para a Nvidia ao preço de US$ 6,01 por ação, o que conferirá à fabricante de chips uma participação de 2,9% na Nokia.
O aporte de capital tem um objetivo claro: acelerar os planos estratégicos da Nokia para impulsionar a “conetividade confiável para o superciclo da IA”. Os recursos serão utilizados para acelerar o desenvolvimento do software Nokia para redes de acesso de rádio (RAN) 5G e 6G para operar na arquitetura da Nvidia e para investir no aumento da presença da Nokia no mercado de IA e Cloud, com foco em soluções de rede para data centers dentro do seu negócio de Infraestrutura de Rede.
“A Nokia utilizará os recursos obtidos com a emissão de ações para acelerar seus planos estratégicos de promover conectividade confiável para o superciclo de IA e para outros propósitos corporativos gerais. A empresa pretende acelerar o desenvolvimento de seu software de RAN para 5G e 6G para ser executado na arquitetura da NVIDIA. Além disso, fará investimentos para impulsionar seu objetivo estratégico de aumentar sua presença no mercado de IA e Cloud, com soluções de rede alinhadas a data centers dentro de seu negócio de Infraestrutura de Rede”, disse a empresa de telecom, em comunicado.
Para além do investimento financeiro, as empresas firmaram uma aliança técnica profunda. A Nokia e a Nvidia concordaram em colaborar no desenvolvimento de soluções de rede para IA e explorar oportunidades de incorporar as tecnologias de comutação (switching) e óptica de data center da Nokia na futura arquitetura de infraestrutura de IA da Nvidia.
O preço das ações foi determinado nas negociações entre as partes, e a Nokia contou com assessoria jurídica e financeira independente para avaliar a justiça dos termos. A empresa justificou a emissão de ações sem direitos de preferência para os acionistas existentes com base em uma “razão financeira ponderada”, considerando os benefícios estratégicos de longo prazo da parceria.
A transação, baseada numa autorização da Assembleia Geral de Abril de 2025, está sujeita ao cumprimento de condições habituais de fechamento e deve ser formalizada no registro comercial finlandês em Novembro. Após a emissão, o número total de ações da Nokia será de aproximadamente 5,74 bilhões.




