
Em mais um passo da sua delicada situação econômica, a Oi protocolou nesta segunda-feira, 7/7m um pedido para encerrar os procedimentos de reconhecimento de sua recuperação judicial no âmbito da Justiça dos Estados Unidos para o Chapter 11, mecanismo mais abrangente de legislação falimentar norte-americana. O movimento marca uma nova etapa no processo de reestruturação da companhia, que segue em curso no Brasil e pode evoluir para uma nova rodada de reorganização nos EUA.
Por meio de fato relevante, o Grupo Oi – que inclui as subsidiárias Portugal Telecom International Finance B.V. e Oi Brasil Holdings Coöperatief U.A., ambas também em recuperação judicial – solicitou ao Tribunal de Falências dos EUA para o Distrito Sul de Nova York o encerramento dos processos de Chapter 15, que reconheciam a recuperação judicial brasileira como processo estrangeiro principal nos Estados Unidos.
A decisão ocorre após a implementação de diversas medidas previstas no plano de recuperação judicial aprovado pelos credores em abril do ano passado e homologado judicialmente em maio do mesmo ano pela 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. Segundo a empresa, o pedido de encerramento do Chapter 15 se baseia em uma avaliação estratégica sobre a atual fase do processo no Brasil e a conveniência de manter ou não o procedimento nos Estados Unidos.