Mercado

Open Finance: Nubank supera Itaú e Bradesco no recebimento de dados

O Nubank foi a instituição que mais recebeu dados via “open finance” (ou sistema financeiro aberto) neste ano. De acordo com informações da estrutura de governança do ecossistema, o banco digital foi o receptor em 46% das chamadas de API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações) realizadas de janeiro até 26 de maio. No período, obteve informações de outras instituições 7,4 bilhões de vezes.

O Nubank supera com folga o segundo colocado, o Itaú. O maior banco do país foi o receptor de 23% das chamadas. Na sequência, aparecem Banco do Brasil (14%); Mercado Pago (7%) e Bradesco (4%). As APIs são o habilitador tecnológico para que os sistemas das instituições consigam se conectar e trafegar informações. É o padrão por meio do qual as instituições “conversam” no ecossistema de open finance.

O ranking das chamadas considera os volumes da fase 2 de implementação, quando os dados de clientes começaram a ser compartilhados de fato entre participantes. Essas operações demandam consentimento do usuário. De acordo com dados do open finance, foram realizadas 16 bilhões de chamadas de API em 2023 até o fim de maio. A taxa de sucesso está na casa de 95%. Quase metade das operações diz respeito a dados transacionais de contas. 

Botão Voltar ao topo