Mercado

Open source virou nicho e perdeu de vez o lugar para a Microsoft

Se já houve ameaça em um passado recente, hoje, o open source está longe de fazer frente à Microsoft no mundo das empresas.

Na 32ª edição da pesquisa anual da FGVcia sobre o mercado de TI e Uso nas Empresas, divugada nesta quinta-feira, 20/05, pela FGVcia, a Microsoft domina a base instalada de sistema operacional nos servidores com 77%. Os servidores Linux são 18% e os outros respondem por 5%. Lembrando que o Linux já foi 22% do mercado empresarial.

Para o coordenador da pesquisa, professor Fernando Meirelles, a chance de o software livre recuperar espaço nas empresas é zero no curto prazo. “Os custos são iguais sem a discussão ideológica. Se há redução no custo da licença, há outros custos. O gasto com o software livre é o mesmo do software privado”, relata o especialista.

No mundo do usuário doméstico, a opção pelo Windows é consolidada, e a Microsoft responde por 97% dos sistemas operacionais em uso. Apenas 2% dos usuários afirmam usar o Linux. O FGVcia divulga anualmente um amplo retrato do mercado de Tecnologia de Informação (TI), com resultados de estudos e pesquisas do uso de TI nas empresas. Nesta edição, houve a participação de 2.636 médias e grandes empresas. Consulte o relatório completo no link: www.fgv.br/cia/pesquisa.


Botão Voltar ao topo