Profissionais abraçam a IA, mas exigem revisão humana obrigatória
Um em cada 3 profissionais já utiliza o ChatGPT no trabalho, retrata pesquisa global da Freshworks, especializada em software empresariais para IA. De acordo com o levantamento, 33% dos profissionais afirmam já utilizar o Chat GPT para cumprir tarefas profissionais. No entanto, essa relação aumenta quando se volta a atenção para departamentos específicos.
Em TI, 2 a cada 5 (41%) dos profissionais já utilizam a mais famosa ferramenta de IA. No Marketing, a taxa é de 39%. Já no recorte da América Latina, mais da metade dos profissionais já utiliza o Chat GPT (54%). As principais tarefas desempenhadas pelos profissionais, segundo a pesquisa, são: criação de conteúdo (48%), análise de dados (45%) e análise ou tradução de texto e áudio (45%).
O relatório foi realizado com mais de 7.000 tomadores de decisão e gestores seniores de 12 países diferentes, incluindo 1.500 profissionais do Brasil, México e Colômbia de diferentes setores corporativos, e explora os sentimentos, a utilização e o valor percebido pelas pessoas quanto às ferramentas de IA no local de trabalho. Confira a seguir outras principais descobertas.
O curioso da pesquisa é que mais de ⅔ dos profissionais (69%) confiaria mais na IA no local de trabalho se a revisão humana dos seus resultados fosse obrigatória. A mesma quantidade de trabalhadores (69%) acredita ainda que a IA nunca será capaz de substituir completamente os trabalhadores humanos.
O relatório aponta ainda que 72% dos trabalhadores mundiais confiam que a IA traz valor para os negócios. Profissionais de TI (84%) e Marketing (80%) são quem mais confiam no lado positivo da tecnologia. As principais razões são: qualidade do trabalho é boa (59%), aumento de produtividade (57%) e faz exatamente o que pedimos para fazer (49%).