Mercado

Qualcomm leva realidade virtual para a sala de aula em Goiânia

O Projeto Aluno Sempre Conectado – ASCON – pulou de fase e agrega mais turmas e uma escola à iniciativa, que acontece em Goiânia. Nas três escolas eleitas para a fase inicial, três novas turmas do nono ano foram contempladas com os PCs conectados. E uma quarta escola foi incorporada ao ASCON.

“Era ruim uma turma com e outra sem. Agora as turmas têm acesso. São 200 computadores conectados disponíveis e mudam não apenas na sala de aula, mas a vida desses alunos em casa. Muitos ajudam os pais a cumprirem suas tarefas de trabalho”, conta Milene Pereira.

Além dos PCs conectados, os alunos do projeto ASCON passaram a contar com laboratórios de realidade virtual. São 50 óculos disponibilizados pela Beenoculus com conteúdo educacional e treinamento. A Beenoculus promove a inovação na educação por meio de experiências de Realidade Virtual (VR), em dispositivos movidos pelas plataformas Qualcomm® Snapdragon™ XR1 e Snapdragon Spaces™. 

“Alunos contam que passaram a gostar mais de física, uma vez que eles conseguem entender a teoria. O ensino passou a ser mais real e palpável”, relata a executiva da Qualcomm. Outro exemplo é o de uma aluna que, com o PC conectado, já escreveu 17 contos, mas escolheu fazer Engenharia como profissão e deixar a literatura como hobby. 

Um ponto a ser estudado, admite Milene Pereira, é a baixa conectividade das escolas. ” O Wi-Fi nem sempre atende à necessidade das escolas. Estamos avaliando se é porque a conexão da escola está sendo direcionada à gestão, ou se é uma falha técnica, de configuração. Precisamos cuidar dessa parte. Os PCs têm conexão, mas ter o Wi-Fi em todas as instalações da escola é um ganho”, detalha.


Por meio do programa ASCON, os professores aprendem sobre tecnologia de ponta e outros tópicos. Na fase 1, foram abordados os temas de segurança cibernética, cyberbullying e segurança emocional, metaverso, Inteligência Artificial, tecnologias emergentes, pesquisa e conceitos básicos de programação. Na fase 2, serão aprofundados os conceitos de desenhos de experiência de aprendizagens, curadoria de recursos, aprendizagem espacial e criação/autoria de recursos imersivos.

O projeto Aluno Sempre Conectado (ASCON) é uma colaboração entre Qualcomm Wireless Reach, ACER, Claro, Embratel, Calriz, Beenoculus, Instituto Crescer e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME de Goiânia).Os valores investidos na iniciativa não são revelados.

Botão Voltar ao topo