

As planilhas em excel estão mais vivas do que nunca nas empresas, apesar de todo o discurso de automatização da gestão dos dados. Um levantamento feito pela plataforma de gestão da jornada de trabalho, Flash, com 376 líderes de Recursos Humanos no Brasil, apontou que 48% das empresas brasileiras ainda utilizam planilhas para fazer a gestão de dados de seus colaboradores, sendo que 20% delas têm mais de mil funcionários.
Entre os processos mais impactados pela dependência de planilhas, o estudo aponta: organograma (27%); performance (22%); data analytics (17%); folha de pagamento (17%); treinamento (16%); ponto (15%); admissão (14%); recrutamento (13%).
O ponto alarmante do estudo é que muitas empresas assumem não utilizar nenhuma ferramenta digital nestes processos: data analytics (19%), engajamento (19%), performance (12%), organograma (12%) e treinamento (10%).
Ao serem questionadas sobre os motivos para não adotarem soluções tecnológicas, mais de 30% das empresas responderam não ver necessidade de contratar software especializados para a gestão de processos de RH. “A verdade é que grande parte do RH ainda nem começou uma transformação digital”, assinala o diretor-geral da Flash, Frederigo Spagnol.
“O RH, quando sobrecarregado com tarefas operacionais e burocráticas, acaba perdendo a capacidade de refletir e discutir questões mais complexas e estratégicas. Além disso, sem acesso a dados detalhados, fica difícil para a área compreender, de fato, as necessidades e o comportamento dos colaboradores e de entender como será o futuro do trabalho”, adverte.