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Sistema trava para FGTS postergado e Caixa acusa alta demanda pela falha

Empresas de serviços de tecnologia da informação estão recebendo queixas dos clientes pela dificuldade em realizar o pagamento do FGTS por meio do portal Conectividade Social, gerenciado pela Caixa Econômica Federal. Com instabilidade, a navegação é interrompida, não sendo possível emitir a guia de recolhimento ou com exportação de dados incorretos. 

O recolhimento do fundo de garantia por tempo de serviço por postergado e parcelado como uma das medidas de resposta econômica à pandemia da Covid-19. Nesta terça, 7/7, vence a primeira parcela. Procurada por esta Convergência Digital, a Caixa indicou que a instabilidade é fruto da alta demanda do portal. 

“Mais de 900 mil empresas aderiram à suspensão da arrecadação pela MP 927. Nos momentos de maior concentração de acesso, o portal pode apresentar intermitências, sendo recomendado o acesso em horários alternativos”, informou à CEF. 

No endereço eletrônico para comunicações com a Caixa, as empresas já pedem medidas que permitam adiar esse primeiro vencimento, ou que abatam as multas por atraso até que a situação do portal tenha sido regularizada ou superado o congestionamento. 

A Caixa aponta, no entanto, que é somente o operador da regra. “Quanto à prorrogação do prazo para o pagamento, esclarecemos que a Caixa, na qualidade de Agente Operador do FGTS, cumpre com as determinações legais e adota as providências necessárias para operacionalização do Fundo de Garantia. Conforme estabelece a MP 927/20, o pagamento das obrigações referentes às competências março, abril e maio de 2020 deve ser quitado em até seis parcelas mensais, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho de 2020”. 


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