Mercado

Tribunal troca pacote Microsoft Office por software livre LibreOffice

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por meio do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (TI) da Justiça Federal, sob a argumentação dos altos custos requeridos para a atualização do pacote Microsoft Office, composto pelo Word, Excel, Outlook, Access, entre outros, informa que trocou os programas pelo software livre LibreOffice, alternativa já utilizada por diversos órgãos da administração pública.

Os sistemas de informação que se integram ao editor de textos Microsoft Word estão sendo reajustados para o Writer, também editor de textos, sem impacto para os usuários. Caso haja incompatibilidade técnica do Excel ou Access com o Calc ou o Base, programas correspondentes na solução LibreOffice, as unidades devem submeter, por meio de processo administrativo eletrônico (PAeSEI), requerimento à Diretoria-Geral demonstrando a incompatibilidade técnica dos documentos e das bases de dados antigas a ser confirmada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin).

O LibreOffice está sendo instalado em todos os computadores, e, por se tratar de um software muito similar ao utilizado anteriormente, não será necessária a realização de capacitação avançada aos usuários. O Tribunal disponibilizou material didático referente à utilização das funcionalidades básicas dos novos programas de interesse da Justiça Federal na página da Unicorp no portal do TRF1, além de inúmeros materiais disponíveis livremente na internet.

De acordo com a Secin, o microcomputadores e notebooks adquiridos no final de 2017 já estão sendo entregues e instalados sem o pacote Microsoft Office e com o LibreOffice instalado. Quanto às máquinas mais antigas, os usuários receberão comunicado prévio quanto à desativação e desinstalação do pacote Office.

*Com informações do TRF1ªregião


Botão Voltar ao topo