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Troca de humanos por automação puxa alta de 13,5% nos gastos com software

Os gastos mundiais com TI devem totalizar US$ 4,7 trilhões em 2023 (R$ 22 trilhões), um aumento de 4,3% em relação a 2022, de acordo com a última previsão do Gartner

Como os CIOs continuam perdendo a competição por talentos de TI, eles estão transferindo os gastos para tecnologias que permitem automação e eficiência para impulsionar o crescimento em escala com menos funcionários.

“As transformações dos negócios digitais estão começando a se transformar”, disse o analista do Gartner John-David Lovelock. “Os projetos de TI estão mudando de foco em entregas voltadas para o exterior, como receita e experiência do cliente, para esforços mais voltados para dentro, focados na otimização.”

O segmento de software terá um crescimento de dois dígitos em 2023, à medida que as organizações aumentarem a utilização e realocarem os gastos para os principais aplicativos e plataformas que suportam ganhos de eficiência, como aplicativos de planejamento de recursos empresariais (ERP) e gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Os aumentos nos preços dos fornecedores também continuarão a impulsionar os gastos com software ao longo deste ano.

Embora a perspectiva geral para os gastos com TI da empresa seja positiva, os gastos com dispositivos cairão 8,6% em 2023 devido ao impacto contínuo da inflação no poder de compra do consumidor.


“O segmento de dispositivos está passando por um de seus piores anos de crescimento já registrados”, disse Lovelock. “Mesmo que a inflação diminua ligeiramente em algumas regiões, os fatores macroeconômicos ainda impactam negativamente os gastos discricionários e prolongam os ciclos de atualização de dispositivos. Não se espera que os gastos com dispositivos se recuperem para os níveis de 2021 até pelo menos 2026.”

Embora a inteligência artificial (IA) generativa seja a principal preocupação de muitos líderes empresariais e de TI, ela ainda não está afetando significativamente os níveis de gastos com TI. A longo prazo, a IA generativa será incorporada principalmente às empresas por meio de gastos existentes.

“O melhor canal de IA generativa para o mercado é por meio de software, hardware e serviços que as organizações já estão usando”, disse Lovelock. “Todos os anos, novos recursos são adicionados a produtos e serviços de tecnologia como complementos ou atualizações. A maioria das empresas incorporará IA generativa de maneira lenta e controlada por meio de atualizações de ferramentas que já estão incorporadas aos orçamentos de TI”.

“Quando se trata de IA este ano, as organizações podem prosperar sem ter IA na produção, mas não podem ficar sem uma história e uma estratégia”, acrescentou Lovelock.

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