Mercado

Uma em cada três empresas no Brasil já usa processamento em nuvem

Ainda que o uso de email continue sendo o serviço mais comum prestado em nuvem no Brasil, há um gradual avanço das empresas do país para ferramentas mais robustas.  Como mostra a nova edição da pesquisa TIC Empresas, divulgada nesta terça, 14/5, pelo Cetic.br, braço de estudos do NIC.br, software de escritório, banco de dados e ferramentas de segurança digital estão se disseminando. Uma em cada três empresas do país já adota processamento em nuvem. 

“Em 2019, 23% das empresas pagaram por capacidade de processamento em nuvem. Em 2023, foram 33%. Isso chama a atenção pela questão da transferência do processamento para nuvem, especialmente em empresas que atuam na fronteira da tecnologia”, destacou o coordenador da pesquisa, Leonardo Lins. 

Ele reconheceu que os segmentos mais próximos à tecnologia lideram, mas a miríade de ferramentas cresce. “Isso é puxado especialmente pelo setor de TICs, enquanto em outros setores o avanço ainda é menos intenso. Esse dado é relevante porque, para trabalhar com tecnologias mais avançadas, o processamento em nuvem é fundamental.”

O avanço gradual aparece na comparação das pesquisas realizadas desde 2019. Nesse período, o email em nuvem passou de 39% para 53% das empresas, softwares de escritório de 27% para 34%, banco de dados de 38% para 48%. 


Botão Voltar ao topo