Wine entrega campanhas de marketing à IA generativa
Acelerar a produção de peças publicitárias que demandavam muito tempo do time devido ao grande volume de peças por dia para divulgar durante as vendas a jato foi um dos benefícios que a Wine, clube de assinatura de vinhos e importadora, alcançou após adotar ferramentas de inteligência artificial generativa.
Paulo Boesso, head de e-commerce da Wine, contou ao Convergência Digital que o uso de IA nasceu a partir de uma dor — mais precisamente, para resolvê-la. “Estamos testando IA em diversas frentes, mas no e-commerce temos um volume criativo de arte muito forte, que precisa de segmentação de público, SKUs, levando ao cliente o que tem mais propensão à conversão. Trabalho muito grande de geração de criativos e a ideia foi como a gente desonera o time para eles pensarem mais em performance e iniciativas”, relatou.
A empresa estima que, com a IA, conseguiu aumentar a produtividade em 80% na execução direta, além de ter diversos reflexos não tangibilizados que levariam esses indicadores para patamares maiores. Entre as ferramentas usadas estão o ChatGPT e o gerador de texto para imagem Midjourney. Com isso, reduzem tempo para, por exemplo, pesquisar um perfil adequado em um banco de imagem, encontrar os ângulos necessários, tratar a imagem, entre outras etapas.
Outros benefícios que a Wine aponta com a utilização da IA são as análises de tabelas de Excel com insights para automatizar processos, estratégias para SEO (Search Engine Optimization) e otimização do site. De acordo com Boesso, o caminho ainda é longo caminho até alcançar a maturidade de todas as ferramentas, mas uma questão importante é que as equipes começam a enxergá-las como um ponto de apoio e contribuição para o trabalho.
“O maior case que temos foi na parte de criação. Em junho, já estávamos com campanha com mote 100% gerado por inteligência artificial generativa. Para este ano mote — descontos que quebram o gelo — gerado para IA, jogamos o contexto dentro da ferramenta e fomos lapidando”, disse. Outra campanha que a Wine colocou no ar com o uso de IA foi a ‘Sr. Desconto’, onde a persona foi gerada via inteligência artificial.
“Normalmente, é com influenciador e, neste ano, em vez de influenciador usamos a IA”, apontou. “Tivemos um ganho de produtividade de 80% dentro do universo tangível; diminuímos um trabalho de dez horas para duas horas para esta campanha do Sr. Desconto em junho. Temos o ganho de produtividade e também um ganho financeiro gigante, mas a parte financeira deixei como intangível, porque dentro de cada ano tem um cenário e apetite da empresa de gastar com a persona”, acrescentou.
Atualmente, a Wine também utiliza a IA em uma camada mais interna de operação, no intuito de propagar mais benefícios para os clientes. Desde ideias para uma jornada correta de comunicação com o cliente e uma abordagem alinhada às necessidades dele, até mesmo indicativos de insatisfação.
A companhia conta com uma nova ferramenta chamada Winematch, que procura trazer uma curadoria para o cliente em momentos cotidianos. “Agora, imagine um cenário onde podemos transformar isso em um ambiente muito mais conversacional, onde o cliente, ao longo da jornada de compra, pode pedir dicas e tirar dúvidas que vão aparecendo ao longo do processo”, instiga Paulo Boesso.
A Wine foi fundada em 2008. Já nasceu online e, hoje, além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na AppStore e Google Play, possui atualmente 16 lojas físicas no Brasil. “O universo de vinhos é muito subjetivo. Dentro dos próximos passos, enxergamos o amadurecimento no uso de IA internamente. Estamos trilhando isso. Hoje, estamos usando para a parte de criação e olhando para IA para fazer sugestões, por exemplo de vinho que vão combinar com os clientes”, apontou.