Opinião

Os verdadeiros STARs da recuperação dos LINKs do Rio Grande do Sul

Por Alexandro Schuck*

Não foram poucas as menções e os agradecimentos a StarLink, gigante de Internet pertencente ao bilionário Elon Musk, pelo envio de equipamentos direcionados ao restabelecimento da conectividade em várias localidades gaúchas, após a catástrofe natural que atingiu o Rio Grande do Sul. Não foram poucas, nem são pouco merecidas. Afinal, ajudar, somar forças, providenciar toda forma de melhoria possível no momento mais crítico da história do nosso Estado é o que há de mais importante no momento.

Porém, uma coisa não pode ser deixada em segundo plano: a atuação dos provedores regionais, que muito além de enviar aparelhos, como fez a StarLink, carregam caixas, rolos e cabos, molham os uniformes e embarram as botinas entrando nos alagados para puxar a fibra que reconecta nossas pessoas, nossas empresas e, principalmente, nossas instituições públicas vitais para o socorro dos necessitados, como é o caso das mais de 50 postos de Bombeiros que já tiveram a internet restaurada por pequenos provedores em diferentes localidades.

A associação dos provedores, InternetSul, fez um mapeamento de cidades onde essa ação é necessária. Dessa forma, municípios como Canoas, Santa Cruz do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, São Leopoldo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Sapiranga, Canguçu, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, Caçapava do Sul, Júlio de Castilhos, Restinga Sêca, São Pedro do Sul, São Sepé, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Lagoa Vermelha, São Marcos, Taquara, Vacaria, Veranópolis, Camaquã, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Guaíba, Lajeado, Rio Pardo, São Jerônimo, São Lourenço do Sul, Taquari, Venâncio Aires, Vera Cruz, Alvorada, Cachoeirinha, Esteio, Gravataí, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Viamão já foram ou serão em breve beneficiadas por essa ação dos Internet Service Providers – ISPs.

Empresas de pequeno e médio porte, muito distantes da realidade de uma StarLink, que mesmo com suas próprias redes e infraestrutura prejudicadas pelas enchentes, enfrentando prejuízos gravíssimos não somente aos caixas de seus negócios, mas que se estendem ao sustento de suas famílias e das de seus funcionários, se dedicam à reconexão do nosso Rio Grande do Sul.

Os pequenos provedores de Internet são responsáveis por mais de 53,4% do mercado de banda larga fixa no Brasil. Só no Rio Grande do Sul, essas empresas atendem quase 2 milhões de clientes, o que reforça sua importância, principalmente neste momento em que estão fazendo milagres para restabelecer, em condições de guerra e em tempo recorde, a conectividade do Estado.


Cidades foram varridas pela força das águas, vidas se perderam, residências e empresas sumiram do mapa, e em vários locais ainda não há sequer previsão de baixa do nível das inundações. Nem mesmo em meio a isso, os colaboradores dos provedores gaúchos se encolheram: o perigo é iminente, mas a solidariedade e a união são maiores, e a grandeza dos nossos ISPs, imensurável.

Por a mão na massa, o pé no lodo, o barco na enchente, o cabo no poste, custe o que custar, para conectar hospitais, delegacias, postos de bombeiros, secretarias públicas e outros pontos de apoio, fundamentais nesse momento. Lutar como verdadeiros salvadores em um cenário de guerra. Isso sim é gigante. Podem ser provedores pequenos e médios, mas sua coragem, perspicácia, dedicação e fazer real são enormes. Sem nada de Star, mas estabelecendo os Links que nossa sociedade precisa para se reerguer. 

Parabéns e obrigado, provedores gaúchos. São vocês os merecedores de aplausos no atual quadro da conectividade em nosso lastimado Estado. 

* Alexandro Schuck é conselheiro da InternetSul

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