Anatel e Defesa Civil vão implantar sistema de alerta por SMS
Um projeto da Anatel e da Defesa Civil espera implementar até o fim deste 2017 um novo sistema de alertas de riscos de desastres naturais por meio de mensagens de celular, os SMS. Um projeto piloto começa no próximo mês em Santa Catarina e a proposta é de que as pessoas façam adesão ao serviço, que será gratuito, para receberem avisos relacionados à região onde moram.
Esse piloto começa em 7 de fevereiro, quando SMS serão enviados em caso de risco de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), além da Defesa Civil dos estados e municípios.
Segundo a Anatel, o projeto-piloto será em 20 cidades catarinenses e terá duração de 120 dias, e em maio, será feita uma avaliação durante 65 dias, e se necessário, a revisão do projeto. E em julho o serviço começará a ser disponibilizado para outros municípios de todo o país. O Cenad vai montar um cronograma para a sua implantação, que em princípio deverá ser concluído até o fim de 2017.
As 20 cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo. Serão as primeiras a receber uma mensagem convocando para adesão ao projeto piloto: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse.