Segurança

Com 48 mil bloqueios, Celular Seguro cria comitê de atualização tecnológica

O Ministério da Justiça anunciou a criação de um Comitê Gestor do programa Celular Seguro, que ficará responsável por avaliações, melhorias e a segurança da iniciativa.

A primeira missão desse comitê será viabilizar a incorporação, pelo Celular Seguro, de iniciativa do Governo do Piauí, que envia alertas via whatsapp ao telefone furtado ou roubado quando o aparelho é novamente habilitado. A medida aumentou o índice de recuperação de aparelhos em 139%.

Segundo a pasta, até o momento 2 milhões de pessoas já se cadastraram na plataforma e 48 mil alertas de bloqueios foram disparados pelos usuários.

“Criamos o Comitê Gestor agilizar a atualização tecnológica e garantir que todas as alterações tragam o máximo de eficiência e que possam ampliar ainda mais a proteção aos usuários”, afirma o secretário-executivo do MJ e presidente do Comitê, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Formado por integrantes da pasta, o Comitê se reunirá todos os meses e será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).


O programa Celular Seguro foi criado em dezembro de 2023 e possibilita o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais às vítimas de roubo, furto ou perda do aparelho, a partir do acionamento de um “botão de emergência”, que deve ser utilizado somente nesses casos.

Cada cidadão registrado no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que estarão autorizadas a efetuar os bloqueios. Também é possível que a própria vítima bloqueie o aparelho acessando o site por um computador.

O acesso ao Celular Seguro é feito com o mesmo login do site gov.br. Os aparelhos podem ser registrados via site (celularseguro.mj.gov.br) ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS/iPhone).

Botão Voltar ao topo