Segurança

“Dados vazaram no ataque hacker”, afirma Grupo Fleury

O Grupo Fleury emitiu uma nota oficial nesta quarta-feira, 10/05,, onde admitiu que ‘dados de clientes vazaram’ no último ataque hacker sofrido no final de semana. A gigante da saúde diz que ‘foi um volume reduzido de dados extraídos das suas redes, mas haveria nesse volume informações sensíveis dos usuários’. O ataque cibernético foi o segundo em menos de dois anos.

“O Grupo Fleury contratou os serviços de uma consultoria especializada para investigar a darkweb (uma parte escondida da internet, na qual existe um mercado negro digital de venda de dados e outras atividades ilícitas) em busca de arquivos ou informações que possam ter sido extraídas de seus sistemas”, enfatizou a nota.

O Fleury afirma ainda que adota as “melhores práticas de mercado no quesito de segurança da informação”, mas dá a entender que isso não é mais o suficiente hoje em dia, uma conclusão no mínimo preocupante. “Infelizmente, os criminosos têm se tornado altamente sofisticados e cada vez mais inovadores, adotando técnicas e métodos desconhecidos até mesmo pelas melhores ferramentas disponíveis no mercado”.

A companhia reporta ainda que os bancos de dados onde estão Resultado de Exames, Cache e PACS (armazenamento de exames de imagem) não foram afetados. “Os dados afetados são do setor administrativo, onde informações sensíveis são muito pontuais”. Diz ainda que o volume afetado foi de 0,005%.

O Convergência Digital publica o comunicado:


Dando continuidade à forma diligente com que o Grupo Fleury vem comunicando sobre o incidente cibernético confirmado em 07/05, gostaríamos de informar que:

– A investigação forense realizada até este momento indica que apenas um volume de dados reduzido foi afetado. Esse volume equivale a 0,0005% da totalidade de dados mantidos nos servidores da Companhia;

– Importante realçar que nossos bancos de dados onde estão Resultado de Exames, Cache e PACS (armazenamento de exames de imagem) não foram afetados. Os dados afetados são do setor administrativo, onde informações sensíveis são muito pontuais.  Vale explicar que, conforme a legislação define, dados sensíveis podem ser, por exemplo, origem racial ou étnica, convicção religiosa, filiação a sindicato, e dados biométricos;

– A empresa está com sistemas de atendimento em Hospitais e Unidades de Atendimento restabelecidos. Consulta a Resultados também está disponível nos sites e apps de suas marcas, tendo a inserção dos exames realizados entre 5 e 7 de maio sendo realizada gradualmente. As Centrais de Atendimento ao Cliente também estão atendendo normalmente.

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