Segurança

Das 160 milhões de contas no Gov.br, apenas 11 milhões têm duplo fator de autenticação

Cerca de 160 milhões de brasileiros já possuem conta no Gov.br, o portal de acesso aos serviços digitais fornecidos pelo governo federal. E apesar da disponibilidade de ferramentas que aumentam a segurança dos acessos, a imensa maioria dos usuários não adotou nem mesmo o duplo fator de autenticação. 

“Há controles de segurança já disponíveis, como o duplo fator de autenticação, na plataforma Gov.br como modalidade de login. E é importante que as pessoas habilitem esse tipo de modalidade, que é simples de utilizar. Hoje, das cerca de 160 milhões de contas do Gov.br, são 11 milhões de contas com duplo fator de autenticação habilitado”, aponta o chefe de cibersegurança do Serpro, Tiago Iahn. Na prática, isso significa que pouco mais de 6% dos donos de contas no Gov.br se preocupam com a segurança das informações.

Cibersegurança foi um dos temas do Tech Bank Forum, realizado pela Network Eventos, em Brasília. E como destacado por Iahn durante o painel ‘Ameaças cibernéticas em instituições financeiras: Tendências e desafios atuais’, o setor público tem entre esses desafios equilibrar mecanismos de segurança com as questões de privacidade. 

“Temos que fazer equilíbrio entre Serpro, clientes, demandantes, empresas públicas e cidadão, de até onde podemos ir. Isso não significa menos controles de segurança. Mas mostra que o cidadão também precisa se conscientizar mais sobre segurança”, afirmou. 


Botão Voltar ao topo