Segurança

Embratel investe em dupla verificação para combate às fraudes digitais

 A Embratel lançou o Claro Mobile Identity, solução específica para permitir um segundo fator de autenticação, aumentando a segurança digital e reduzindo eventuais fraudes eletrônicas em transações financeiras, assim como no acesso a sites e aplicativos via celular.

A nova ferramenta, direcionada para empresas de todos os setores, incluindo o financeiro, varejo, e-commerce, valida a identidade digital de clientes sem a necessidade de mudança de interface ou inserção de códigos de autenticação enviados por e-mail ou SMS, por exemplo. Com a nova solução, a verificação de logins é muito mais segura e realizada de forma automática, segura e transparente para o usuário, reduzindo o tempo de processamento de cerca de 1 minuto para apenas cinco segundos.

“O Claro Mobile Identity é a solução perfeita para negócios que buscam reduzir fraudes e, ao mesmo tempo, melhorar a experiência do consumidor com uma autenticação silenciosa e facilitada, mantendo a segurança de sites, aplicativos e clientes, e tornando mais ágil a finalização de acessos, pedidos e pagamentos. A partir do Claro Mobile Identity, a Embratel habilita um ecossistema de proteção, oferecendo uma navegação mais rápida e segura, com atuação completa integrando diferentes validações. A nova solução reforça o compromisso da Embratel em fornecer soluções completas de proteção para os todos os segmentos do mercado”, afirma Paulo Venancio, Diretor de Soluções e Pré-venda de Serviços de TI da Embratel.

A procura por soluções digitais de proteção para corporações e seus clientes segue em alta. Isso acontece porque o aumento da digitalização e maior acesso a tecnologias amplia também as tentativas de fraudes e crimes cibernéticos cometidos por hackers. Por essa razão, o Claro Mobile Identity foi desenvolvido unindo importantes funcionalidades de autenticação, que podem ser contratadas em conjunto ou separadamente.

Por meio de APIs (Application Program Interface), as empresas realizam diferentes consultas automáticas para apoiar na comprovação de identidade. Com o Alerta SIM SWAP, a companhia recebe um aviso imediato sobre o último evento de troca de chip do usuário, com data e horário, assim que ele insere seu número de celular na interface do APP ou site. Dessa forma, pode-se acompanhar uma eventual troca de chip, assim como eventuais tentativas de compra ou de transações financeiras, por exemplo, para assegurar a identidade da pessoa que está tentando acessar a aplicação. A partir disso, a empresa pode definir por solicitar mais informações para verificação ou bloquear a atividade antes mesmo do acesso a sistemas, sites, aplicativos e ambientes de e-commerce.


O Silent Mobile Verification (SMV) cruza o número de celular inserido no site ou APP e o IP público do cliente com o IP registrado na operadora de telefonia. Assim, é possível analisar se a conexão está vindo efetivamente da mesma pessoa e a companhia pode decidir se a transação, compra ou login podem ser autorizados. Já com o Valida Telefone, o cliente insere seu celular e CPF ao fazer o login e o sistema automaticamente checa se as informações correspondem com as registradas na operadora, para não haver dúvidas de quem está realizando a ação.

A solução possibilita a otimização nas vendas e no atendimento ao consumidor por não haver uma interrupção na jornada de navegação e compra. Adicionando essas camadas de segurança, é possível até mesmo reduzir custos em outros tipos de checagens que se tornam redundantes. Com a rápida atuação da ferramenta, os riscos de o cliente cair em um golpe também são reduzidos, pois, sem a necessidade de informar um código de dupla verificação, não há chances de enviar informações sigilosas a criminosos que atuam com fraudes de engenharia social.

“O Claro Mobile Identity possibilita melhorar a taxa de conversão, diminuir barreiras de navegação e acelerar o processo de acesso. Bancos podem manter a segurança fornecida pelo segundo fator de autenticação, mas sem exigir do cliente uma nova ação de comprovação de identidade para suas transações. Já o varejo pode acelerar e analisar as atividades sem interromper a jornada de compra, adicionando outra camada de segurança”, explica o executivo, lembrando que o Claro Mobile Identity pode ser personalizado de acordo com as necessidades de cada negócio e atende todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

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