Segurança

Hacker rouba dados de identidade de toda a população da Argentina

No começo de outubro, começaram a aparecer no Twitter informações de diferentes figuras públicas na Argentina. Uma conta recém-registrada como @AnibalLeaks publicou fotos de carteiras de identidade e dados pessoais de 44 celebridades, incluindo o presidente do país, Alberto Fernández, diferentes políticos e jornalistas, além de astros do futebol como Lionel Messi e Sergio Agüero.

O governo do país vizinho demorou mas acabou admitindo que houve acesso ao banco que armazena informações de todos os argentinos e é responsável pela emissão do documento nacional de identidade, o Registro Nacional de Pessoas, ou Renaper. Esse banco de dados permite a validação remota de identidade em tempo real no país. 

O governo argentino informou que foi usada uma senha real para acesso e nega invasão do sistema. “Por meio da utilização de senhas concedidas a órgãos públicos, no caso o Ministério da Saúde, as imagens vazaram como pertencentes a procedimentos pessoais realizados na Renaper. Do órgão dependente do Ministério do Interior foi constatado que se tratou de uso indevido do usuário ou roubo de senha do usuário, e que o banco de dados não sofreu qualquer violação ou vazamento de dados”, diz nota publicada pelo Ministério do Interior. 

Sustenta o governo argentino que “especialistas descartaram de pronto uma invasão não autorizada dos sistemas ou um vazamento massivo de dados do organismo”. Mas em entrevista ao noticiário The Record, o suposto hacker afirmou que está oferecendo os dados à venda e “talvez em alguns dias eu publique [dados de] 1 milhão ou 2 milhões de pessoas”. 

Uma amostra fornecida pelo hacker indica acesso a nome, endereços, data de nascimento, informação de gênero, códigos de identificação de trabalho, números de identidade e fotos. Os tuítes sobre o vazamento de dados incluíam fotos de passaporte, números de processamento, data de nascimento e outras informações anexadas ao Documento Nacional de Identificação. 


Botão Voltar ao topo