Segurança

JBS omite Brasil, mas diz que serviços de TI estão em restauração depois de ataque hacker

Apesar de o comunicado oficial enviado à CVM nesta sexta-feira, 04/06, omitir a informação se as unidades do Brasil foram afetadas pelo ataque ransomware no dia 30 de maio nas unidades da JBS nos Estados Unidos, a multinacional assegura que os servidores de backup da companhia – criptografados – não foram afetados pelo ataque hacker e que não houve a perda de dados sensíveis em função da ação dos cibercriminosos.

No informe à CVM, o CEO da JBS, André Nogueira, destaca que “a instantânea resposta dada pela Companhia, aliada aos robustos sistemas de TI e servidores de backup criptografados, permitiram a rápida recuperação. Desta forma, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam limitar a perda da produção de alimentos durante o ataque a um volume menor que o equivalente a um dia de produção. Qualquer produção que tenha sido perdida pelos negócios globais da JBS USA será recuperada até o final da próxima semana, limitando qualquer impacto negativo nos produtores, nos consumidores e na força de trabalho da Companhia”.

A JBS ressalta que tão logo houve a invasão, contatou o governo dos EUA e os protocolos de segurança cibernética foram ativados, entre eles, o desligamento voluntário de todos os sistemas de TI para limitar uma contaminação em áreas críticas.

“Os criminosos não conseguiram acessar nossos sistemas centrais, o que reduziu significativamente o potencial impacto do ataque. Hoje, estamos satisfeitos em dizer que todas as nossas unidades ao redor do mundo estão operando normalmente e que estamos focados em cumprir com a nossa responsabilidade de produzir alimentos seguros e de alta qualidade”.

A JBS relata ainda que não há nenhuma evidência de que informações de qualquer cliente, fornecedor ou colaborador tenham sido comprometidas ou usadas de forma irregular em função desta situação.


Botão Voltar ao topo