JBS omite Brasil, mas diz que serviços de TI estão em restauração depois de ataque hacker
Apesar de o comunicado oficial enviado à CVM nesta sexta-feira, 04/06, omitir a informação se as unidades do Brasil foram afetadas pelo ataque ransomware no dia 30 de maio nas unidades da JBS nos Estados Unidos, a multinacional assegura que os servidores de backup da companhia – criptografados – não foram afetados pelo ataque hacker e que não houve a perda de dados sensíveis em função da ação dos cibercriminosos.
No informe à CVM, o CEO da JBS, André Nogueira, destaca que “a instantânea resposta dada pela Companhia, aliada aos robustos sistemas de TI e servidores de backup criptografados, permitiram a rápida recuperação. Desta forma, a JBS USA e a Pilgrim’s puderam limitar a perda da produção de alimentos durante o ataque a um volume menor que o equivalente a um dia de produção. Qualquer produção que tenha sido perdida pelos negócios globais da JBS USA será recuperada até o final da próxima semana, limitando qualquer impacto negativo nos produtores, nos consumidores e na força de trabalho da Companhia”.
A JBS ressalta que tão logo houve a invasão, contatou o governo dos EUA e os protocolos de segurança cibernética foram ativados, entre eles, o desligamento voluntário de todos os sistemas de TI para limitar uma contaminação em áreas críticas.
“Os criminosos não conseguiram acessar nossos sistemas centrais, o que reduziu significativamente o potencial impacto do ataque. Hoje, estamos satisfeitos em dizer que todas as nossas unidades ao redor do mundo estão operando normalmente e que estamos focados em cumprir com a nossa responsabilidade de produzir alimentos seguros e de alta qualidade”.
A JBS relata ainda que não há nenhuma evidência de que informações de qualquer cliente, fornecedor ou colaborador tenham sido comprometidas ou usadas de forma irregular em função desta situação.