Segurança

LGPD mudou basicamente tudo na segurança da informação

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD – mudou basicamente tudo na segurança da informação, admite o coordenador de Segurança de TI do Tribunal de Justiça de São Paulo, Edivaldo Sartor, que participou da 12ª edição do Fórum TIC na Justiça, realizado em Belém, com organização da Network Eventos.

Segundo ele, a legislação trouxe o lado bom de definir uma conformidade ao dar um capítulo direcionado para a segurança da informação, mas também amplificou problemas diários como a vigilância com a privacidade de dados.

A notificação obrigatória dos incidentes cibernéticos incomoda a área técnica, “o incidente muitas vezes é visto como uma falha”, mas é um ganho da LGPD por trazer transparência para o dono do dado.

Questionado pelo Convergência Digital sobre qual é hoje o maior gargalo da segurança da informação, Sartor disse que como gestor de órgão público é a mudança de cultura. “Podia falar que eram os ataques, a inteligência artificial, mas a mudança cultural dos nossos servidores é um trabalho diário”.

Sobre a inteligência artificial, o coordenador de segurança de TI do TJ São Paulo diz que a tecnologia chegou para ficar e será cada vez mais usada, seja para o bem, seja para o mal. Assista a entrevista com Edivaldo Sartor.


 

Botão Voltar ao topo