No Brasil, funcionários têm acesso fácil a dados pessoais de clientes
Segundo o relatório “Impressões Digitais e sua relação com as pessoas e as empresas”, quase metade (46%) dos funcionários brasileiros afirmam ter acesso a informações pessoais de clientes cadastrados no banco de dados na empresa onde trabalham, como nome completo, documentos pessoais e endereço. Dentro do cenário, o Brasil é o país da América Latina que mais possui esse tipo de informação disponível para funcionários. Confira as consequências da situação abaixo e como é possível prevenir um vazamento.
Os dados foram obtidos a partir de pesquisa da empresa de segurança digital Kaspersky. E aponta que o fácil acesso a dados pessoais sensíveis de clientes por muitos funcionários pode ser um fator preocupante para as empresas. Mesmo com 90% dos respondentes no Brasil relatando que esse acesso só acontece com uma senha ou alguma restrição, o cenário se mostra perigoso caso essa senha seja acessada por muitos funcionários e a empresa não possua um sistema cibersegurança efetivo e treinamentos assertivos e periódicos para os colaboradores.
Outra preocupação é o vazamento de dados sensíveis dos clientes em si, pois essas informações podem ser utilizadas por cibercriminosos para outras fraudes e isso pode acarretar consequências severas como altas multas pelo não cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Esse ponto se torna ainda mais preocupante pois 50% dos funcionários brasileiros disseram que as empresas não fornecem treinamento sobre a LGPD, de acordo com o mesmo levantamento.