Segurança

Pagar resgate aos hackers não assegura ter os dados de volta

Boa parte das vulnerabilidades exploradas hoje pelos hackers têm correções disponíveis desde 2017, adverte o gerente de Desenvolvimento de Negócios de Cyber Defense da Embratel, Jeferson Ribeiro. Isso demanda uma maior atenção dos gestores de rede. “Cuidar das vulnerabilidades é missão diária”, destaca.

À CDTV, durante o Cyber Telecom 2023, organizado pela Network Eventos, Ribeiro se mostrou contrário ao pagamento de resgate para a recuperação dos dados. “Não há qualquer garantia que os dados serão devolvidos e não serão usados na deep web”, sinaliza. O especialista diz que pode ser ‘chover no molhado’, mas a prevenção é o melhor remédio contra os ataques.

Indagado sobre a inteligência artificial, Jeferson Ribeiro diz que a IA não é do bem ou do mal. Ela tem de ser usada para a ajudar e mitigar  as ações criminosas. Segundo ainda ele, os ataques hackers não vão diminuir, mas eles podem ser migados para causar o menor risco à organização. Assistam a íntegra da entrevista com Jeferson Ribeiro, gerente de Desenvolvimento de Negócios de Cyber Defense da Embratel.


Botão Voltar ao topo