Por reforço na segurança da informação, Minas Gerais vai contratar SOC até o final do ano
Até o final deste ano, a companhia de tecnologia do estado de Minas Gerais, a Prodemge, quer ter um SOC, um Centro de Operações de Segurança, operacional para ampliar a proteção dos sistemas de TI. O edital de contratação já está na praça e a compra deve acontecer até o final de agosto, revela o presidente da Prodemge, Roberto Reis.
À CDTV, do portal Convergência Digital, Reis, que comandou o Inova 2024, evento organizado pela Network Eventos a pedido da Prodemge, realizado em Belo Horizonte, na semana passada, disse ainda que a calamidade no Rio Grande do Sul e o impacto forte na TI determinaram uma revisão nos planos de recuperação de desastre do governo do Estado.
“Vamos apresentar um plano ao Governo com diversos cenários o quanto antes. Quanto tempo o governo quer ficar fora do ar? Nenhum minuto, algumas horas, alguns dias? a partir dessa resposta, teremos todas as opções, entre elas, o compartilhamento de data centers nos órgãos públicos”, observa Roberto Reis.
O tema Inteligência Artificial dominou os debates do Inova 2024 e o presidente da Prodemge foi taxativo: Não haverá um único fornecedor de IA no Estado. Neste momento, conta, provas de conceito com a tecnologia estão sendo realizados, mas o data lake MG, que unifica as bases de dados do Estado, é um diferencial. “Começamos com a Segurança Pública, mas vamos para Educação, Saúde. A unificação dos dados nos dá mais eficácia e governança”, afirma. Assistam à entrevista com Roberto Reis, da Prodemge.