Revolução do 5G exige adaptação cultural para segurança
Se com o 4G já são dados os primeiros passos de redes de internet das coisas, com o 5G o salto será ainda maior. Uma infinidade de novos produtos e serviços baseados em sensores, câmeras e até carros autônomos trará consigo mais preocupações com segurança.
“O 5G vem revolucionar o mercado, trazer mais velocidade, mais conectividade. E prover também uma nova gama de produtos e soluções de mercado para atender a população. Hoje as pessoas tem poucos dispositivos conectados na internet. Com o 5G, com alta velocidade, serão câmeras, até carros autônomos, uma infinidade de produtos. E a segurança desses dispositivos é a grande preocupação. A cultura da sociedade precisa se adaptar”, afirma Fernando Sampaio Alves, da TIM.
O papel das operadoras de telecomunicações é ainda mais estratégico. “Os provedores de comunicações provém acesso para várias entidades, inclusive governo. E a preocupação com ataques é enorme. Isso significa grandes investimentos, treinamento de pessoas, conscientização interna”, explica Alves, que tratou do tema durante o 7º seminário Cyber Security – Gestão de Risco no Governo, promovido pela Network Eventos em Brasília. Assista a entrevista com Fernando Sampaio Alves, da TIM Brasil.