Segurança

Rio de Janeiro chega a 10 mil câmeras para monitoramento das ruas

Três mil dessas câmeras são capazes de analisar 3 mil dados por segundo. Cidade do Rio quer contar com 20 mil câmeras até 2028.

A cidade do Rio de Janeiro conta, hoje, com 10 mil câmeras. Três mil delas são capazes de analisar 3 mil dados por segundo. Os equipamentos contam com a capacidade de identificação de placas e rostos. A previsão é que a cidade conte com 20 mil câmeras até 2028. Esses dados foram revelados durante a inauguração, nesta terça-feira, 13/1, da ampliação da da Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (Civitas Rio). O investimento na iniciativa passará de R$ 180 milhões por ano.

A nova sala ocupa quase um andar inteiro do Centro de Operações e Resiliência do Rio de Janeiro (COR-Rio), na Cidade Nova, na região central da capital fluminense.

Segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, a ampliação do sistema é necessária pois ajuda em um melhor controle do espaço urbano. Ele destacou que a iniciativa auxilia órgãos estaduais, fornecendo dados e imagens para a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

“A prefeitura não tem a pretensão de assumir a segurança pública. A prefeitura busca um conjunto de iniciativas para auxiliar aqueles que têm responsabilidade de cuidar da segurança pública, que é o governo do estado”, disse o prefeito.


Botão Voltar ao topo