Segurança

Tenable: IP arrombou a porta e uniu mundos operacional e da TI

O tempo do achismo acabou na segurança principalmente com o avanço do IP para todos os segmentos, assim o Diretor Geral da Tenable no Brasil, Arthur Capella, falou sobre a convergência dos Nos ambientes OT (Operational Technology) e de TI. A empresa de segurança cibernética está lançando no Brasil, o Tenable One para OT/IoT e define a solução como única plataforma de gerenciamento de exposição que fornece visibilidade holística dos ativos em ambientes de TI e de tecnologia operacional (OT).

“O IP chegou e permitiu à  convergência de ativos físicos e de TI, como sistemas de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) em data centers, leitores de crachás em edifícios de escritórios, câmeras em fábricas e muito mais, resultou em uma superfície de ataque cibernético ampla e complexa. À medida que os ativos de TI, OT e IoT se tornam cada vez mais interligados, os ataques cibernéticos frequentemente têm origem em sistemas de TI e depois se espalham para ambientes de OT, com resultados potencialmente devastadores. Neste cenário atual, os CISOs acabam sendo os responsáveis por proteger os ambientes com OT e IoT”, posiciona Capella.

O Tenable One para OT/IoT amplia a visibilidade além da TI, para incluir OT e IoT, e de acordo com o head de OT Tenable LATAM, Alexandre Rodrigues, a plataforma funciona como uma ‘poliglota de protocolos’ para simplificar o gerenciamento de soluções distintas e do próprio legado. Segundo o especialista, a plataforma oferece: Visibilidade abrangente além do ambiente de TI até a superfície de ataque moderna; Inteligência de risco para mitigar riscos operacionais; e Planejamento prático e tomada de decisões em ambientes corporativos e de infraestrutura crítica.

Capella lembra que simplicidade é o grande desafio da segurança cibernética. “Os ambientes estão muito complexos e simplificar o gerenciamento é uma necessidade. Há muitos fornecedores de segurança. Mas mais do que simplificar com uma plataforma, tem de permitir a integração. Não dá para cada fornecedor ter a sua plataforma e não permitir a integração. Aliás, isso hoje é uma exigência dos clientes: integração e simplicidade”, finaliza o diretor geral da Tenable no Brasil.


Botão Voltar ao topo