Segurança

TI falha; aviões param nos EUA; governo nega ataque hacker, mas ordena investigação rigorosa

Uma falha crítica em um sistema de TI parou os voos dentro e fora dos Estados Unidos nesta quarta-feira, 11/01. Mais de  32 mil voos foram atrasados e outros 409 foram cancelados, de acordo com dados do site de rastreamento de voos FlightAware. Neste momento, as autoridades não trabalham com a hipótese de  um ataque cibernético ter causado a falha no sistesma, mas o governo norte-americano ordenou uma investigação rigorosa.

O caos começou quando o sistema Notam ( Aviso para missões aéreas) parou simplesmente de funcionar. O sistema, explicou a Administração Federal de Aviação (FAA), alerta pilotos e companhias aéreas sobre quaisquer perigos. A FAA informa ainda que até que o sistema seja restaurado completamente, as “operações do Sistema Nacional de Espaço Aéreo permanecem limitadas”. Foi a primeira falha em duas décadas.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, reforçou que, até o momento, “não há evidências de um ataque cibernético, mas o presidente Joe Binden instruiu [o Departamento de Transporte] a conduzir uma investigação completa sobre as causas. A FAA fornecerá atualizações regulares”, completou. Também ainda não houve uma explicação sobre qual origem da falha de TI no sistema Notam.

Botão Voltar ao topo