Segurança

TSE divulga lista definitiva com 16 ataques no teste da urna eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral divulgou a listagem definitiva (em PDF) com os nomes de investigadoras e investigadores individuais e equipes que participarão do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, entre 27 de novembro e 1º de dezembro. Foram aprovadas 16 inscrições, sendo 8 individuais e 8 em grupo.

A seleção final se deu sobre 85 pré-inscritos aprovados, sendo 29 individuais e 56 divididos em 15 grupos.

No total, 40 pessoas passarão cinco dias no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), onde executarão 34 planos de testes nas urnas eletrônicas. Seis mulheres integram a relação de participantes: duas investigadoras atuarão de maneira individual, e outras quatro estão inseridas nas equipes inscritas.

Durante o Teste da Urna, especialistas em Tecnologia da Informação de fora da Justiça Eleitoral fazem uma avaliação de segurança e dão sugestões de melhorias para aprimorar o equipamento, que são incorporadas pelo TSE antes do próximo pleito.

Inicialmente, o artigo 10 do edital do TPS previa a admissão de, no máximo, 15 inscrições individuais ou em grupo, totalizando 45 participantes na sala do evento. Contudo, o presidente da Corte Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, decidiu acatar todas as 16 inscrições selecionadas pela Comissão Reguladora.


A escolha levou em consideração o fato de o número total de inscritos (40) não extrapolar o limite de 45 pessoas estipulado no edital e o integral cumprimento, pelos participantes, de todos os requisitos listados no documento.

Em outubro deste ano, as investigadoras e os investigadores inscritos já realizaram uma inspeção prévia do código-fonte da urna para subsidiar os planos de testes e, na semana do evento, também poderão consultar o conjunto de comandos existentes no aparelho em computadores instalados no ambiente em que ocorrerá a testagem, localizado no 3º andar do TSE.

Botão Voltar ao topo