Versão falsa do Windows 11 espalha vírus na web
Em 24 de junho, a Microsoft anunciou uma nova versão de seu sistema operacional, o Windows 11, que será lançado para desktops no final deste ano. Entretanto, como a novidade já está disponível para download e compra antecipada, a empresa de softwares de segurança Kaspersky descobriu que a novidade está sendo usada por cibercriminosos para distribuir malware.
Para entender como os fraudadores estão tentando enganar os internautas, os pesquisadores da Kaspersky analisaram arquivos maliciosos que parecem ser a atualização do sistema operacional. Durante o primeiro mês após seu lançamento, foram detectadas e impedidas 850 tentativas de infectar usuários por meio de malware disfarçados de Windows 11.
Os especialistas da empresa de cibersegurança também destacaram a diversidade das ameaças: desde downloads e adwares relativamente inofensivos, que as soluções Kaspersky classificam como não-vírus, até trojans, backdoors e trojans-ladrões que visam coletar dados pessoais, como senhas e cookies de navegadores.
Uma curiosidade: os pesquisadores encontraram um malware com 1,75 GB de tamanho – o que induzia a vítima a pensar que se tratava realmente de um instalador de um sistema operacional. Porém, seu conteúdo contém muitos dados irrelevantes que não são utilizados na infecção do equipamento.
Se um usuário clicar, será aberto um instalador que parece ser um assistente de instalação normal do Windows, mas seu objetivo real é a executar um segundo instalador, que conterá o programa malicioso. O ponto de mais atenção é que, neste momento, a vítima dá permissão para a instalação do programa malicioso.