Volume de ataques DDOS aumenta cerca de 400% nos últimos seis meses com foco em ISPs
Houve um aumento de 400% no volume de ataques DDoS (negação de serviço) nos últimos seis meses no Brasil, conforme registrou o Scrubbing Center da Sencinet. O Gerente de Segurança da integradora de soluções, Bruno Lopes, citou como exemplo um caso registrado na segunda quinzena de outubro, quando a Sencinet enfrentou um ataque DDoS massivo de 2.5 Terabytes, combinando UDP FLOOD e DNS FLOOD.
“Tendo a maior parte da ação partido de países como os EUA e a Alemanha, nossa solução detectou uma série de ondas de ataques, cada uma variando de 30Gb a 40Gb. Felizmente, a ameaça foi bloqueada de forma imediata e não precisou envolver intervenção humana devido à Inteligência Artificial adotada. Mas a dimensão do ocorrido demonstra o potencial de desafio que os ISPs estarão expostos nos próximos meses”, diz.
“O scrubbing center da Sencinet opera com soluções de inteligência artificial e machine learning capazes de mitigar ataques de até 12 terabits por segundo”, adiciona o CISO e head de Segurança Cibernética da Sencinet para a América Latina, Gustavo Duani. De acordo com um estudo publicado pela Radware em novembro, o tempo de inatividade devido a um ataque DDoS de aplicativo bem-sucedido custa às organizações uma média de US$ 6.130 por minuto.