5G: Limpeza de espectro na faixa de 3,5 GHz termina em seis estados do Brasil
A Siga Antenado (EAF) terminou a limpeza da faixa de 3,5 GHz em todas as cidades de seis estados brasileiros: Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Amapá. Com isso, as operadoras de telefonia móvel podem ativar suas redes em quaisquer municípios dessas regiões.
Ao todo, contando com cidades de outros estados, a Siga Antenado concluiu a limpeza do espectro para chegada do 5G em 2.024 cidades. Já tem plano para liberação da faixa de 3,5 GHz em outros 1.599, e ainda precisa planejar para 1.947 – segundo dados constantes em painel interativo da Anatel.
A EAF adiantou em mais de dois anos a desocupação das 1.482 estações satelitais profissionais cadastradas junto à Anatel. Além disso, já foram realizadas 19.293 (87%) instalações de filtros de frequência para proteção de possíveis interferências na faixa de 3,5 GHz. A entrega dessas etapas estava prevista para 2026.
Durante o Congresso Latinoamericano Satélites, realizado pelo Teletime, o COO da entidade, Antonio Parrini, disse que ao fim dos trabalho, a EAF deverá encurtar em quatro anos o prazo necessário à limpeza, “para um ano e meio, período em que entregará o processo 100% finalizado”.
Também é de responsabilidade da EAF atuar na substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital para famílias de baixa renda que usam o equipamento para assistir à TV. A troca é necessária porque o sinal da parabólica tradicional ocupa faixa próxima dos 3,5 GHz e pode sofrer interferência quando o 5G standalone for ativado.
A EAF também atingiu um marco significativo ao alcançar a instalação gratuita de 1 milhão de kits com a nova parabólica digital em todo o país. Cerca de 60 mil instalações foram realizadas no estado do Rio de Janeiro até meados de setembro.