Telecom

5G não ajuda e venda de smartphones cai pelo quinto trimestre consecutivo

O mercado global de smartphones experimentou um quinto trimestre consecutivo de declínio, caindo 12% em relação ao ano anterior no primeiro trimestre de 2023. Apesar das melhorias limitadas nos principais fatores macro desfavoráveis, o mercado ainda não se recuperou.

A Samsung foi o único fornecedor líder a obter uma recuperação trimestral e voltou a ocupar o primeiro lugar com uma participação de mercado de 22%. Enquanto isso, a Apple caiu para o segundo lugar com uma participação de mercado de 21%, diminuindo a diferença entre ela e a Samsung, impulsionada pela sólida demanda por sua série iPhone 14 Pro no primeiro trimestre de 2023.

A Xiaomi manteve a terceira posição com uma participação de mercado de 11%, com ajuda dos lançamentos de novos produtos no final do trimestre, enquanto o ajuste de estoque continuou. A OPPO e a vivo fortaleceram suas posições na região da Ásia-Pacífico e em seus mercados domésticos, respondendo por 10% e 8% da participação de mercado, respectivamente.

“O declínio do mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2023 estava dentro das expectativas de todo o setor”, disse Sanyam Chaurasia, analista da Canalys. “As condições macroeconômicas locais continuaram prejudicando os investimentos e as operações dos fornecedores em vários mercados. Apesar dos cortes de preços e das pesadas promoções dos fornecedores, a demanda do consumidor permaneceu lenta, principalmente no segmento de baixo custo devido à alta inflação que afetou a confiança e os gastos do consumidor. Além disso, a demanda lenta contínua do usuário final desencadeou uma grande onda de redução de estoque em toda a cadeia de suprimentos, com canais reduzindo os níveis de estoque para garantir as operações. Para manter um baixo nível de volume de vendas, os fornecedores continuaram a usar técnicas de produção cautelosas, que haviam um impacto negativo de longo prazo no desempenho operacional da cadeia de suprimentos de componentes.”
“No entanto, notamos alguns sinais de moderação no declínio contínuo”, comentou o analista da Canalys, Toby Zhu. “Houve melhorias na demanda por determinados produtos de smartphones e faixas de preço. Além disso, alguns fornecedores de smartphones estão se tornando mais ativos no planejamento da produção e na encomenda de componentes. A Canalys prevê que o estoque da indústria de smartphones, independentemente do canal ou fornecedor, pode atingir um nível relativamente saudável até o final do segundo trimestre”,
Segundo a Canalys ainda é muito cedo para prever a recuperação da demanda geral do consumidor. No entanto, o volume de vendas do mercado global de smartphones deve melhorar devido à redução dos estoques em nos próximos trimestres. Além disso, os fornecedores se concentraram mais em inovações e no aumento da eficiência da produção e do canal após uma rodada de flutuações, passando do crescimento de volumes e ações para o crescimento de qualidade. A popularização do 5G e os telefones dobráveis ​​também estão se tornando as novas forças motrizes na indústria.

Botão Voltar ao topo