Telecom

5G reinventa a segurança de rede de telecom

A segurança das redes está sendo reinventada com as novas tecnologias, em especial, com o 5G, admite o CISO da TIM Brasil, Claudio Creo. Segundo ele, as redes de telecom mudaram, houve a virtualização e com o 5G, que é IP, há uma convergência com a TI. “Uma rede hoje é uma arquitetura de TI”, pontua.

À CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Cyber Telecom, evento organizado pela Network Eventos Claudio Creo, observa que o equilíbrio é essencial no 5G. “Umas das premissas do 5G é a baixa latência. Se a segurança quiser mexer nisso, vai quebrar uma das premissas do 5G”, destaca. Para blindar a rede uma das missões é unir os times de segurança e de TI. “Cabe a nós blindar ao máximo a infraestrutura”.

Indagado sobre o seu pesadelo como gestor de segurança, Claudio Creo diz que é uma indisponibilidade de serviços. “Imaginar o Brasil ficar sem conectividade de voz e dados por um período de três, quatro, seis horas seria um caos para a economia e para o social”. Assistam a entrevista com o CISO da TIM Brasil, Claudio Creo.


Botão Voltar ao topo