5G terá operação comercial já no fim de 2018
Um estudo da consultoria britânica IHS Markit, feito com com 17 grandes operadoras móveis do planeta, sugere que ofertas comerciais com tecnologias 5G já começarão a aparecer no fim deste 2018 e início de 2019, em um movimento a ser iniciado nos Estados Unidos e, em seguida, na Coreia do Sul.
“O 5G está dobrando a esquina. Começa na América do Norte e na Coreia do Sul, embora na Europa não haja planos de implantação antes de 2021 ou mesmo depois disso”, diz o relatório ‘Evolução do 4G para 5G: Levantamento com provedores’.
Segundo o estudo, as operadoras consultadas indicaram que aplicações de latência ultra baixas são o principal motor da nova onda tecnológica, seguida da redução do custo por bit e o aumento da capacidade das redes. Os maiores desafios, no entanto, ainda estão relacionados a radiofrequências.
Entre os entrevistados, 54% apontaram que as questões de rede relacionadas a radio são as que requerem maior avanço para o 5G se materializar. Em seguida aparecem as questões de transporte e gestão, apontados por 24% e 14% dos entrevistados, respectivamente.