Telecom

ABDI usa metaverso para treinar indústria em 5G

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a SPI Integração de Sistemas, lançou nesta quarta, 30/8, o projeto MetaIndústria, que oferece laboratórios físicos e soluções digitais de realidade virtual e inteligência artificial para qualificação, consultoria e recursos tecnológicos avançados. 

O projeto envolve dois centros de engenharia, um em São Caetano do Sul (SP) e outro em São Leopoldo (RS), e quatro laboratórios, um de digitalização, outro de automação e mais dois MetaIndústria Labs, um já em operação na sede da SPI em São Paulo e outro em desenvolvimento em parceria com a Unisinos no Rio Grande do Sul.

Segundo a ABDI, “empresas participantes, com demandas de expansão do uso de tecnologia, reformas de linha de produção ou outras adaptações necessárias para aumento da produtividade por meio da adoção de uma estrutura industrial digitalizada e integrada, terão acesso a treinamentos teóricos e qualificação, consultorias, avaliações de cenário, acompanhamento de parceiros e acesso a recursos de ponta como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual e ambientes tanto físicos (laboratórios) quanto digitais de alta fidelidade (tecnologia Omniverse, da NVIDIA)”.

No lançamento do MetaIndústria sete tecnologias já fazem parte do projeto: 

1 – Rede 5G – O controle remoto da operação: o 5G é crucial para melhorar a segurança nas fábricas, otimizar espaços e tornar a operação mais ágil. No MetaIndústria, o papel vital do 5G será demonstrado por funcionalidades que evitam possíveis interrupções, como ataques de hackers. Essas demonstrações destacam a importância do 5G na indústria 4.0 e a necessidade de sua segurança. 

Colaboradores: N&DC, Nokia, Nokia Bell Labs.


2 – Factory 5.0 – O real espelha o digital: a experiência da Factory 5.0 utiliza tecnologias de Digital Twin e o Omniverse para viabilizar um PDCA (Plan, Do, Check and Control) virtual, onde produtos e processos são validados de forma rápida. Essa tecnologia enfatiza a eficiência e a eficácia, gerenciando recursos como energia e água, e aderindo aos 3P’s (People, Planet, Profit) para um ambiente produtivo sustentável.

Colaboradores: Dassault Systèmes, Virtual Plant, ESS, NVIDIA, SGS, Cristina Cuppone Designer.

3 – Teamwork 5.0 – Ninguém deve ter medo de ir trabalhar: enfatiza o papel do indivíduo na Indústria 4.0. Com a tecnologia atual, a segurança no local de trabalho é aprimorada, reduzindo riscos de acidentes e facilitando um aprendizado mais rápido. A experiência visa criar um ambiente de trabalho mais seguro, promovendo o crescimento pessoal e profissional.

Colaboradores: Qualcomm Brasil, SiDi, Contric, Dimensional, Labsoft.

4 – Process 5.0 – Recriando o fluxo de trabalho da engenharia: à medida que nos aproximamos de tornar as fábricas autônomas em realidade, o Process 5.0 destaca a urgência da revisão do fluxo de trabalho de engenharia nesta trajetória. O objetivo é eliminar as lacunas de conhecimento que ficam nas interfaces entre as diferentes fases de um projeto, de forma a criar modelos digitais de alta fidelidade. Quando simulados, esses modelos podem aumentar significativamente a produtividade e a sustentabilidade. Colaboradores: Siemens, NVIDIA, Promon Engenharia, Phoenix Contact, SGS.

5 – Manufacturing 5.0 – Viabilizando a produção personalizada: a integração da robótica com a IA é apresentada como uma solução para os desafios impostos por tarefas perigosas, monótonas e insalubres ainda realizadas por humanos. Essa sinergia promete um futuro no qual os humanos não mais executam tarefas robóticas, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e digno.

Colaboradores: Universal Robots, SiDi, Omron, NVIDIA, KUKA, TD Synnex, F2iT.

6 – Logistics 5.0 – Assegurar que o produto chegue ao consumidor com a mesma qualidade com que saiu da fábrica deixou de ser um desejo e virou responsabilidade. Na experiência Logistic 5.0, é apresentado como toda a cadeia pode se beneficiar do monitoramento da conservação das características de qualidade de uma encomenda, que hoje estão a apenas um clique de serem habilitadas.

Colaboradores: Qualcomm Brasil; Dassault Systèmes.

7 – Management 5.0 – Carregando a fábrica no bolso: destaca o poder transformador da tecnologia nas fábricas. Com o advento do IIoT, 5G e realidade aumentada, a tomada de decisão tornou-se baseada em dados em tempo real e ágil, revolucionando as práticas de gestão.

Colaboradores: Rockwell Automation, EDGE, Support, Eletronor.

Botão Voltar ao topo