Algar Franquias completa cinco anos com 645 mil clientes conectados
Após cinco anos de operação, o sistema de franquias da Algar Telecom conta com uma base de 645 mil clientes de banda larga e celular, espalhados por 92 municípios no país. A partir de 29 clusters, divididos em cinco estados, as franquias são responsáveis por 35% da receita de varejo da Algar Telecom. Neste ano, o modelo de negócio recebeu o selo de excelência pela Associação Brasileira de Franquias (ABF).
Lançado em dezembro de 2017 no âmbito da estratégica de crescimento da companhia, o Algar Franquias é uma iniciativa pioneira da Algar Telecom no setor de telecomunicações. Ele entrou em operação em agosto de 2018, com a abertura da primeira franquia.
Na fase inicial, 100% dos 20 clusters foram vendidos, e os resultados alcançados na primeira fase abriram caminho para o planejamento de uma segunda etapa, focada na expansão para outras localidades atendidas pelo backbone da Algar Telecom, como o interior de São Paulo, região Centro Oeste e Sul do país.
Voltado para clientes do varejo e de MPE, o Algar Franquias hoje está presente nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com 92 franquias em operação, gera atualmente mais de 900 empregos diretos.
“Esses resultados ilustram o sucesso do nosso modelo de franquias, que permitiu que a Algar Telecom, até então focada na estratégia de crescimento no B2B, também pudesse crescer no B2C em conjunto com seus franqueados, servindo novos clientes do varejo. É um exemplo de solução que nos conectou aos diversos ‘Brasis’, levando à inclusão de comunidades e gerando retorno para todos os envolvidos de forma sustentável, com práticas ambientalmente corretas”, comenta Ana Flávia Martins, diretora de negócios franquias da Algar Telecom.
Márcio de Jesus, vice-presidente de negócios B2C da Algar Telecom, reforça que o modelo estabelece um círculo virtuoso, a partir de uma relação ganha-ganha entre todas as partes. “A Algar Telecom ganha presença, crescimento, retenção da base de clientes e fortalecimento de sua imagem. O cliente ganha atendimento local e proximidade nos relacionamentos, melhor qualidade de com a fibra óptica e ofertas adequadas à sua região. O franqueado, por sua vez, ganha oportunidade de investir localmente, ter um negócio com alto retorno financeiros e autonomia de gestão local”, destaca o executivo.
A franquia da Algar Telecom é um investimento que permite empreender localmente em parceria com uma empresa que acumula 69 anos de experiência no segmento. No modelo, o franqueado é quem faz a gestão de expansão de rede, equipe técnica, instalação e manutenção de serviços (fixo, internet e celular) e gerencia toda a experiência do cliente – desde o primeiro atendimento até o pós-venda. A Algar Telecom oferece suporte especializado aos franqueados em todas as etapas, dos negócios à operação.
Para ser um franqueado, o público-alvo da companhia é formado tanto pelo empreendedor de telecom quanto pelo provedor de serviço de internet (ISP – Internet Service Provider). Para os ISPs, é necessário atender a alguns critérios, como já ter rede e estar presente na região, já possuir uma base de clientes e contar com uma boa reputação local. Para os empreendedores de telecom, também são exigidas capacidade de investimento, ligação com a região, visão de longo prazo, histórico em negócios e uma boa reputação local.