Anatel libera 5G em mais 100 municípios
A Anatel aprovou nesta quarta, 13/9, a liberação de mais 100 municípios para uso da faixa de 3,5 GHz, a principal radiofrequência para oferta de 5G. A partir de 28 de agosto, as operadoras poderão, se quiserem, antecipar o cronograma e ofereceer os serviços nessas novas praças.
Com a decisão, serão 1.812 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone. O trabalho de antecipação da liberação da referida faixa continuará nos próximos meses, conforme avancem as ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).
Vale lembrar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora, uma vez que o leilão do 5G prevê um cronograma e as teles não são obrigadas a antecipar prazos.
O trabalho de liberação do uso da faixa de 3,5 GHz é precedido pela mitigação de potenciais interferências entre o 5G e a recepção de sinais de TV aberta por meio de antenas parabólicas. Por isso, as residências que recebem sinais de TV por essas antenas precisam trocar o equipamento.
Para as famílias inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a substituição é gratuita, com fornecimento de novas antenas. Basta que seja feito um agendamento pelo site da EAF/Siga Antenado (sigaantenado.com.br) ou pelo telefone 0800-729-2404.
Todos os municípios com a faixa já liberada, as cidades, os bairros e a quantidade de estações licenciadas do 5G standalone na faixa de 3,5 GHz, bem como os aparelhos celulares certificados para uso de 5G, podem ser consultados nos dashboards disponibilizados no painel de dados da Anatel