Telecom

Anatel prevê antecipar 5G em 1.610 cidades no primeiro semestre de 2023

O grupo técnico que coordena a implantação do 5G no Brasil decidiu antecipar as condições para oferta da nova tecnologia em 78 cidades do país, situadas nas proximidades de capitais ou de municípios com mais de 500 mil habitantes. 

Significa que a partir de quarta-feira, 25/1, as operadoras que compraram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G nessa fatia do espectro nesses 78 municípios menores, mas com calendário flexibilizado por estarem próximos a cidades maiores onde já foi feito o trabalho de “limpeza” do espectro – a liberação para uso pelo 5G. 

A maioria desses municípios (44) fica em São Paulo. Outros são em Minas Gerais (10), Santa Catarina (5), Pará (4), Espírito Santo (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (2), Pernambuco (2), Rio de Janeiro (2) e Bahia (1). Significa que há condições técnicas para oferta de 5G nessas cidades, mas a antecipação efetiva depende do interesse das operadoras. 

Segundo a Anatel, “a decisão tomada pelo GAISPI (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz) segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, começou o agendamento para instalação de kits receptores à população e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas”. 

Seguindo essa mesma lógica, o GAISPI planeja novas liberações da faixa até o final deste primeiro semestre de 2023, com a previsão de que sejam alcançadas 1.610 cidades.  


Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF, Empresa Administradora da Faixa, criada peltas teles móveis por força do edital do 5G.

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404. 

Até o momento, 140 municípios já foram liberados pelo GAISPI para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G standalone. Com isso 38,5% da população já tem potencial para ser beneficiada, de acordo com as ativações das prestadoras.

Os 78 municípios com uso da faixa de 3,5 GHz liberado são: 

São Paulo Minas Gerais
Alumínio Betim
Araçoiaba Da Serra Chácara
Arujá Coronel Pacheco
Barueri Ibirité
Caieiras Igarapé
Cajamar Mário Campos
Carapicuíba Matias Barbosa
Cotia Ribeirão das Neves
Cravinhos São Joaquim de Bicas
Embu Das Artes Sarzedo
Embu-Guaçu
Ferraz De Vasconcelos Santa Catarina
Francisco Morato Araquari
Franco Da Rocha Balneário Barra do Sul
Guararema Garuva
Hortolândia Guaramirim
Indaiatuba Schroeder
Itapecerica Da Serra
Itapevi Pará
Itaquaquecetuba Benevides
Itu Marituba
Itupeva Santa Bárbara do Pará
Jacareí Santa Izabel do Pará
Jaguariúna
Jambeiro Espírito Santo
Jandira Cariacica
Mairinque Fundão
Mairiporã Guarapari
Mauá Viana
Mogi Das Cruzes
Monte Mor Rio Grande do Sul
Pirapora Do Bom Jesus Farroupilha
Poá Flores da Cunha
Ribeirão Pires São Marcos
Rio Grande Da Serra
Santa Isabel Paraná
Santana De Parnaíba Ibiporã
São Lourenço Da Serra Tamarana
Serrana Pernambuco
Sumaré Cabo de Santo Agostinho
Suzano Camaragibe
Taboão Da Serra
Valinhos Rio de Janeiro
Vargem Grande Paulista Japeri
Votorantim Queimados
  Bahia
São Gonçalo dos Campos

* Com informações da Anatel

Botão Voltar ao topo