Anatel protege Wi-Fi 6E das interferências da telefonia móvel
A Anatel aprovou nesta quinta, 8/12, a atualização do Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Frequência no Brasil (PDFF). Trata-se em essência de um mapa do uso do espectro no país, a partir das diferentes atribuições de serviços. E entre as medidas, a Anatel protegeu a fatia de espectro do WiFi 6E para evitar interferências da telefonia móvel.
“Essa é uma faixa eminentemente para uso não licenciado. O receio da agência é que se fossem atribuídas autorizações para uso móvel, ainda que seja em uso secundário, poderia inviabilizar a operação de WiFi 6E na faixa, que opera com potência muito menor. Então está preservado o WiFi 6E nessa faixa com essa decisão”, destacou o conselheiro Artur Coimbra, que apresentou voto-vista que acabou prevalecendo por maioria na agência.
Nesse mesmo PDFF, a agência deixou com previsão de uso pelo Serviço de Acesso Condicionado o espectro de 470 MHz a 608 MHz e de 614 MHz a 698 MHz. “O que a Anatel fez foi reconhecer que existe Seac nessa faixa, mas a gente não vai mais outorgar novas licenças para Seac nessa faixa. Na eventual prorrogação das atuais, elas serão avaliadas caso a caso”, disse o presidente da agência, Carlos Baigorri.