Anatel terá novos indicadores de qualidade para banda larga e celular
A Anatel vai adotar dois novos indicadores para medir satisfação dos consumidores com os serviços de banda larga fixa e de telefonia móvel, além de um para monitorar a disseminação, em formato aberto, de dados e informações do setor.
Os novos indicadores foram definidos na atualização do Plano Estratégico da agência. As primeiras medições dos indicadores de satisfação de banda larga fixa e de telefonia móvel devem ser divulgadas no primeiro semestre de 2022.
Já o acompanhamento desses dados permitirá maior entendimento da agência sobre os consumidores de serviços de telecomunicações e melhor entendimento das práticas de relacionamento com o consumidor adotadas pelas empresas do setor, com o intuito de otimizar o direcionamento das ações regulatórias e de controle.
Para o Indicador de Percentual de Dados e Informações Setoriais Abertas, elaborado de acordo com as regras do Governo Digital, a Anatel estabeleceu como meta a ser alcançada até 2023 a disponibilização, em formato aberto, de 84,87% dos dados e informações coletados do setor.
* Com informações da Anatel