Telecom

Até dezembro, TIM vai ter cobertura em 100% dos municípios do Brasil

A TIM será a primeira empresa privada do país a ter presença em 100% dos municípios brasileiros – 5568 – até o final de dezembro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 07/12, pelo presidente da operadora, Alberto Grizelli, em encontro de imprensa realizado na capital paulista. Nessa fase, explica o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, as redes serão 2G, 3G, 4G e 5G. Mas até o final de 2023, a TIM promete levar a cobertura 4G para 100% dos municípios.

“A Oi nos trouxe 264 cidades, muitas com 2G e 3G, e também em muitass construímos uma rede 4G. O ran sharing (compartilhamento de frequência e infraestrutura) com a Vivo também trouxe cerca de 200 cidades. Em grandes cidades, como Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, a TIM teve que fazer uma rede 4G nova por conta da divisão dos ativos da Oi Móvel”, afirmou o executivo.

Ter a cobertura 100% nos municípios é tratado como estratégico. “Nós escolhemos a cobertura como diferencial para personalizar o atendimento ao cliente.Qualidade de serviço fará a diferença “, afirmou ao ser indagado do porquê de a TIM como a primeira colocada em cobertura estaria atrás da Vivo e da Clara em clientes ativos 5G.

Capdeville disse ainda que, hoje, na cidade de São Paulo, o tráfego 5G já representa 10% do tráfego total da operadora. Já no Rio de Janeiro, esse percentual está em 6%. O executivo informou que, hoje, a cobertura celular nacional – juntando todas as operadoras – está em 15%. “Há muito por fazer em cobertura. O nosso esforço nos fez ter em torno de 25 mil ERBs”, relata.

Banda larga fixa


O acordo com a V.tal, anunciado há dias, para fibra óptica, tem uma razão clara: ele será levado adiante nas cidades onde a I-Systems, a rede neutra na qual a TIM tem participação, não estará.Isso significa que a TIM não tem no radar, pelo menos agora, de aumentar infraestrutura com a aquisição de provedores Internet. “Nós fazemos negócios e temos os ISPs, em muitos lugares como parceiros. O compartilhamento segue sendo o nosso mote”, finalizou.

Botão Voltar ao topo