Ataque cibernético desgasta e dói no bolso da T-Mobile US
Os usuários foram à justiça reclamar seus direitos depois de um novo ataque cibernético atingir a T-Mobile US e afetar dados pessoais de 37 milhões de clientes, conforme a própria operadora admitiu. Nas ações, os reclamantes sustentam que a tele foi negligente na proteção dos seus consumidores. As ações correm no Tribunal Distrital da Flórida e no Tribunal da Califórnia.
Na ação coletiva da Flórida, impetrada pela consumidora Christine Cortazal, a argumentação é que a T-Mobile falhou “em exercer o cuidado razoável na proteção de informações pessoais confidenciais”. A consumidora busca compensação para si, mas também para todas as pessoas “semelhantemente” afetadas.
Ataque
A T-Mobile divulgou detalhes de um ataque cibernético que começou em novembro de 2022 e que a operadora identificou no dia 5 de janeiro. A operadora alega a interrupção do ataque 24 horas depois, mas reconheceu que dados, incluindo nomes de usuários, endereços de cobrança, números de telefone, data de nascimento e informações da conta, foram comprometidos.
Em um documento à Securities and Exchange Commission, a T-Mobile assumiu que, provavelmente, enfrentaria despesas significativas como resultado. A Tele já havia pago US$ 350 milhões à justiça, por conta de uma primeira violação que afetou mais de 100 milhões de usuários.