Telecom

Ataques DDoS por IoT cresceram 400% e miram redes de telecom

A Internet das Coisas está sob ataque, adverte o último Relatório de Inteligência de Ameaças da Nokia. O levantamento informa que cerca de 1 milhão de dispositivos IoT foram usados para ataques de negação de serviços (DDoS) nos primeiros três meses deste ano como forma de interromper as redes de telecomunicações. No mesmpo período do ano passado, foram cerca de 200 mil.

O relatório salienta que um “grande número de dispositivos IoT inseguros” está sendo usado para causar interrupções nos serviços do usuário final, citando o conflito em andamento na Ucrânia e um “aumento crescente de coletivos de hackers com fins lucrativos operados por cibercriminosos” como motivos potenciais.

“Esse aumento acentuado, também complementado pelo aumento do uso de dispositivos IoT por consumidores em todo o mundo, foi notado pela primeira vez no início do conflito Rússia-Ucrânia, mas desde então se espalhou para outras partes do mundo”, acrescentou o estudo.

Os bots relacionados a dispositivos IoT são responsáveis por cerca de 40% do tráfego DDoS global, com muitos dos bilhões de unidades em circulação com proteção de segurança fraca. Longe da IoT, a Nokia notou um aumento no malware trojan direcionado a serviços bancários pessoais em dispositivos móveis.

O vice-presidente sênior de aplicativos de negócios da Nokia, Hamdy Farid, disse que as descobertas do relatório “sublinham a escala e a sofisticação da atividade cibercriminosa hoje. Um único ataque DDoS de botnet pode envolver centenas de milhares de dispositivos IoT, representando uma ameaça significativa para as redes globalmente”, pontou o executivo.


Botão Voltar ao topo