AT&T e GM fecham acordo para carros com 5G
A AT&T fechou o primeiro negócio de carro conectado com 5G e anunciou uma colaboração ampliada com a GM para equipar modelos escolhidos pela montadora a partir de 2024. As empresas disseram esperar “milhões de veículos” com 5G a partir da linha de montagem na próxima década.
Antes que os veículos habilitados para 5G cheguem às estradas, parte da colaboração implica na garantia de conectividade. Por isso, vão especificar que a rede central da AT&T pode lidar com as necessidades futuras de veículos habilitados para 5G. A Microsoft também está combinada com os serviços em nuvem, já que assume a rede em nuvem da AT&T com o Azure para operadoras
Ainda não foram divulgadas todas as faixas de frequência de 5G que os veículos irão suportar, “mas o suporte de banda que teremos será diverso”, segundo informaram as empresas. A AT&T usa atualmente parte da faixa de 850 MHz combinada com ondas milimétricas em lugares limitados onde haja grande concentração de pessoas – como arenas esportivas e aeroportos.
A operadora planeja iniciar os lançamentos na faixa de 3,7 GHz quando o espectro for liberado e pronto para uso no final deste ano. Até o início de 2024, a meta é atingir cerca de 200 milhões de pessoas com essa faixa, depois que as operadoras de satélite existentes se mudaram para liberar o segundo lote adquirido.
A GM já tem carros equipados com 4G LTE e disse que os atuais motoristas da Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac com modelo habilitado para LTE ano 2019 e veículos mais novos podem facilmente mudar para as capacidades 5G assim que estiverem disponíveis.
Entre as melhorias apontadas pelas empresas estão a cobertura centrada na rodovia; downloads mais rápidos de música e vídeo com qualidade superior; navegação mais rápida, mapeamento e serviço de voz; e atualizações de software over-the-air mais rápidas e confiáveis.
A AT&T fornece o serviço OnStar LTE desde 2013 e lançou hotspots Wi-Fi nos veículos com a GM em 2014. No ano passado, os parceiros adicionaram acesso ao conteúdo de streaming da WarnerMedia em determinados veículos GM existentes.
Para acessar dados de Wi-Fi no veículo, os proprietários de GM devem se inscrever em um plano de dados de serviços conectados. Desde 2014, a GM disse que os drivers de suas marcas usaram mais de 171 milhões de GBs de dados.
* Com informações da Fierce Wireless