Big Brother, Suape e Agro: Anatel e ABDI premiam 9 redes privativas
Prêmio selecionou melhores usos de conectividade sem fio
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Anatel promoveram nesta terça, 12/11, a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas 2024, concurso que selecionou os melhores usos de sistemas de conectividade privada sem fio no Brasil. A premiação dos projetos mais bem avaliados foi realizada na sede da Anatel, em Brasília.
O objetivo do prêmio é ampliar a visibilidade e incentivar o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores que utilizam redes de telecomunicações privadas, reconhecendo o mérito de soluções que se destacam como exemplos de uso do espectro para a implantação de redes privativas.
As redes privativas são redes de telecomunicações para implementação de aplicações sem fio ponto-multiponto e ponto-área. Essas redes são utilizadas por setores como o industrial, utilities, agropecuário, negócios, óleo e gás, e diversas outras cujos requisitos são diferentes daqueles ofertados pelas redes de telecomunicações comerciais.
O presidente da Anatel, Carlos Baigorrri, destacou que os projetos de redes privativas são entendidos como fatores de transformação da economia. “Havia uma lacuna entre as áreas de negócios e os setores de tecnologia. Com esses projetos, é possível mostrar na prática o papel transformador da tecnologia 4G e 5G”, afirmou.
O conselheiro substituto da Anatel Vinicius Caram explicou que as redes privativas representam uma revolução na economia, com potencial de catalisar avanços no agronegócio, nas diversas modalidades industriais, na área da saúde, no campo da logística e no ramo do entretenimento, por exemplo. “O Prêmio mostra que os investimentos em conectividade ampliam o acesso a tecnologias emergentes e de aplicação fim a fim”, disse.
O chefe de gabinete da ABDI, Leandro de Borja Reis Cerqueira, afirmou não ser possível pensar em saltos maiores na indústria brasileira sem o aperfeiçoamento da conectividade, que permite uso racional de recursos e automação. O gerente substituto da Unidade de Difusão de Tecnologia da ABDI, Valdênio Miranda de Araújo, disse que as redes privativas são essenciais não apenas para elevar a competitividade do País, mas também para a sustentabilidade, com adoção de processos que evitem desperdícios e perdas de produção.
Veja abaixo os projetos premiados:
Redes Privativas – Agro: Uso para Aplicações no Setor Agropecuário (Agro 4.0)
- Nova Era da Conectividade no Brasil: Projeto da ISPS do Brasil (Tá Telecom) em parceria com Rolin Net / Sim Telecom / Baicells / G&D / IMSI e IXC Soft.
- Fazenda Conectada Agromobility: Da Agromobility Tecnologia, em parceria com Baicells / Telesys / Intelbras / Cambium e KHOMP.
- Conecta Matsutti: Projeto da Datora/Arquia em parceria com Solis Tower Telecom do Brasil / Nokia / ZTE.
Redes Privativas – Indústria: Soluções para o Setor Industrial (Indústria 4.0)
- Rede Privativa 5G – Indústria 4.0 da Nestlé: Em parceria com Claro/Embratel e Ericsson.
- Rede 5G Bio Manguinhos: Projeto da Bio-Manguinhos/Fiocruz, desenvolvido em parceria com a Nokia.
- 5G5M – Conectividade em 5 minutos: Do Senai/São Paulo em parceria com a Nokia.
Redes Privativas – Utilities/Mineração/Óleo e Gás: Soluções para o Setor de Distribuição de Energia, Água e Gás, Mineração e Extração de Petróleo
- Ferbasa Private LTE: Da empresa COM3, em parceria com a KHOMP.
- LTE em 250 MHz em São Leopoldo: Projeto da CPFL Energia em parceria com Trópico Sistemas e Telecomunicação.
- Comunicação Móvel em Planta Industrial: Da Eneva AS, em parceria com Baicells / Hughes do Brasil.
Redes Privativas – Outros (Saúde, Educação, Pesquisa e Logística): Soluções de Redes Privativas para Saúde, Educação, Transporte e Logística
- Porto de Suape – Controle do Pátio de Veículos: Projeto da Claro/Embratel em parceria com o Porto de Suape (Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros) e Nokia.
- Rede 5G Privativa para Produção Audiovisual da Globo: Utilizada para o Big Brother Brasil 2023, com controle e transmissão de vídeo de câmeras robóticas PTZ e Push-to-Video, em parceria com Ericsson e Huawei.
- Rede Privativa de Gamificação para Ecoturismo da Indulge Me: Em parceria com a Claro Brasil e Ericsson.
Projetos do Itaipu Parquetec, Claro/Embratel, Virtueyes IoT Solutions e Petróleo Brasileiro foram destacados pelo caráter inovador de suas redes. Cada um desses projetos receberá treinamento em tecnologias móveis e sem fio ofertado pela Mpirical, que inclui uma licença anual completa para sua plataforma, com mais de 400 horas de treinamento em tecnologia 5G e tecnologias emergentes, além de ferramentas de treinamento em redes para promover um entendimento mais profundo e aplicação prática. Os agraciados também receberão um desconto de 15% em quaisquer licenças adicionais nos próximos 12 meses.