Bloqueio de celular pirata será revisto pelo Conselho Diretor da Anatel
Em que pese o ofício já encaminhado às operadoras móveis, o bloqueio de aparelhos celulares ‘piratas’ precisará ser confirmado pelo Conselho Diretor da Anatel. O bloqueio, que divide fabricantes e teles, tem data prevista para começar em novembro deste ano.
Mas segundo o presidente da agência, Juarez Quadros, as datas para o início das notificações e, em seguida, desconexão dos aparelhos, precisarão antes ser referendadas pelo colegiado. No ofício encaminhado às empresas no início de julho deste 2017, a Superintendência de Planejamento e Regulamentação previu o início do bloqueio em 28 de novembro próximo.
A decisão significa desconectar das redes das operadoras móveis os celulares que não tenham IMEI, o código de 15 dígitos que funciona como identificação mundial de cada aparelho, em sistema administrado pela Associação GSM.
Como o tema é delicado, mais ainda pela baixa renda brasileira, optou-se por submeter a esse corte apenas os celulares que forem ativados a partir de 15 de setembro deste ano, cerca de 10 semanas antes do bloqueio começar a valer. As datas, no entanto, dependem de aprovação final pelo Conselho.