BT Group faz piloto RAN Aberta com Nokia
O BT Group fez seu primeiro grande anúncio público sobre testes abertos de RAN, usando equipamentos Nokia na cidade de Hull, no Reino Unido. Também revelou a intençaõ de abrir um centro de inovação dedicado à arquitetura de rede.
O piloto usará um controlador inteligente Nokia RAN (RIC) em vários locais da cidade, com o objetivo de otimizar o desempenho da rede para clientes locais. O centro de inovação RAN aberto tem início de operação prevista para esse ano ainda. À imprensa, a operadora observou que o teste “sublinhou o compromisso com o desenvolvimento e implantação da tecnologia RAN aberta”, acrescentando que visa usar a arquitetura para melhorar o desempenho da rede.
A BT tem adotado uma estratégia mais cautelosa com relação a RAN aberta do que as suas rivais Vodafone UK e O2 UK. No ano passado, por exemplo, o arquiteto-chefe da BT, Neil McRae, deu a entender que a adoção de RAN aberta não significaria necessariamente aumentar o número de fornecedores. Tanto é assim que a BT escolheu a sua fornecedora Nokia para fazer o teste.
Já a Vodafone anunciou vários parceiros, incluindo a Samsung, que quer entrar no segmento de infraestrutura. Todas as operadoras apoiam o objetivo do governo do Reino Unido de ter pelo menos 35% do tráfego de rede móvel sendo executado em RAN aberto até 2030 no país.