Telecom

Celular Seguro: Em dois meses, sistema bloqueou 23 mil aparelhos roubados

O bloqueio rápido, pela internet, de celulares roubados, furtados ou perdidos, chegou a 1,213 milhão de aparelhos cadastrados no sistema Celular Seguro. 

A procura cresceu nos últimos cinco dias. Nos dois meses desde que o sistema foi lançado pelo Ministério da Justiça foram bloqueados 23.225 celulares, sendo 2.653 entre sexta, 9/2, até terça, 13/2. 

Conforme balanço do Ministério da Justiça, São Paulo é o estado com mais aparelhos cadastrados, seguido por Rio de Janeiro, Bahia, Minas, Pernambuco e Ceará (veja quadro). 

A média de bloqueios, antes na casa dos 300, passou para 530 por dia durante o Carnaval. E 50,6 mil novos aparelhos foram cadastrados nesse período, chegando aos 1,2 milhão inscritos na plataforma. 


O sistema dispara alertas para o Cadastro de Estações Móveis Impedidas, CEMI, e para as instituições financeiras e de pagamento que fizerem adesão. 

O Celular Seguro permite o cadastro de uma pessoa de confiança que pode também efetuar o bloqueio – já são 1,1 milhão de amigos no sistema. 

A ferramenta só permite o bloqueio. Caso o aparelho seja recuperado depois do bloqueio efetuado, é preciso contatar operadoras e bancos para reativar celular e contas. 

Botão Voltar ao topo